Valfrido Santiago & Arreboque

História

Valfrido Santiago apresenta uma música contemporânea da Zona da Mata do Estado de Pernambuco, mostrando a sonoridade que é produzida e consumida no nordeste do Brasil. Natural de Goiana, Valfrido iniciou sua caminhada musical nos anos 80 tocando nos bares da cidade. É também dessa época a criação da banda Trophas, um dos primeiros projetos que fez parte. Também fez parte do projeto Amoenda, de grande importância na identidade da música urbana de sua região.

Em 2015 lançou o registro de seu novo projeto autoral: “Valfrido Santiago e Arreboque”, realizando apresentações em várias cidades brasileiras, acompanhado de uma nova geração de músicos, com uma proposta de fomento da cadeia produtiva ligada a criação de registro do momento cultural efervescente e autossustentável. O álbum traz um apurado de duas gerações musicais e de dois momentos distintos na carreira do autor, contando algumas canções antigas que estavam “na gaveta”, esperando para ganhar vida com novos arranjos, e diversas faixas inéditas.

Deixando para trás a imagem folclórica da música tradicional, as canções de Valfrido trazem uma visão contemporânea da vivência em uma região cada vez mais urbanizada, mas que ainda mantém o seu caráter bucólico e afetivamente histórico. As referências à cultura popular e a musicalidade nordestina estão ali, mais discretas, como uma viola dinâmica no blues ou o triângulo marcando o tempo no reggae, e no próprio sotaque característico de Valfrido. Um conjunto que garante uma identidade própria ao trabalho, em que fica fácil reconhecer a marca pernambucana.

Integrantes

Valfrido Santiago – Voz, Violão e Viola
Izaias Neto – Baixo
Sam Silva – Bateria
João Paulo Rosa – Percussão

Redes Sociais

Vídeos

YouTube video
YouTube video

Galeria de Imagens

Músicas

Valfrido Santiago & Arreboque [2015]

Nenhum comentário

https://unsplash.com/@jakobowens1
https://unsplash.com/@jakobowens1
https://unsplash.com/@jakobowens1