Mesmo sem apoio do governo, nesta quarta-feira (22), às 23 horas, concentração no pátio da Misericórdia. Será do jeito que sempre foi: Bandeira balançando, Mestre Bilôco tocando e o povo nas ruas cantando…
Por Elthon Taurino
Entre os dias 22 e 23 de junho, exatamente à meia-noite, sai em Goiana (PE) o “Acorda Povo”. Um cortejo que consiste em pessoas nas ruas cantando, festejando e acordando a população para a chegada de São João, ao som da tradicional orquestra do Mestre Bilôco que toca efusivamente em seus metais o hino: “Acorda povo que o galo cantou…”.
Entretanto, devido ao coronavírus que desde 2020 afetou o planeta e enclausurou as pessoas em suas casas, proibindo os eventos públicos de acontecerem até a chegada da vacina, os goianenses não vivem essa tradição popular que faz parte da sua identidade cultural.
Agora, com a grande minimização do coronavírus e a reabertura de eventos públicos como os próprios festejos juninos que estão acontecendo na região, os goianenses estão fervorosos para reviver esta tradição da cidade, principalmente os que vivem e valorizam a cultura de Goiana.
E mesmo com o decreto do prefeito Eduardo Honório que suspende as festividades juninas de Goiana e o apoio a qualquer evento neste período, a tradição da cidade se mostra mais forte. Um grupo de integrantes do setor cultural da cidade, idealizado por Lindací Mario, irão realizar o festejo “Acorda Povo do amigos”.
Mesmo sem apoio do governo, nesta quarta-feira (22), às 23 horas, concentração no pátio da Misericórdia, o evento acontecerá do jeito que sempre foi: Bandeira balançando, Mestre Bilôco tocando e o povo nas ruas cantando.
Confira o texto sobre o “Acorda Povo” escrito por Lindací Mario que relata a alma do festejo.
ACORDA POVO – A BANDEIRA DO SANTO SÃO JOÃO
Em Goiana tem Acorda Povo. É a bandeira de São João pelas ruas, acordando os Joãos.
Cantarolando o que já tornou-se hino ao som dos metais do Mestre Diogenes, e prosseguindo com os anos, ao som dos metais do Mestre Bilôco.
A bandeira sai nas ruas à meia-noite, percorre em cortejo e a multidão cantando:
“Acorda, povo, que o galo cantou. São João já se acordou. Acorda, povo, que o galo cantou. Viva, São João, primo do Senhor.”
São João Batista é filho de Izabel. Ela é irmã de Nossa Senhora, a mãe de Jesus Cristo.
Nenhum comentário