#TBTACIDADE Sebastião Grosso é eternizado

Relembre a matéria do Jornal “A Cidade” publicada na edição 15 a 31 de julho de 2007

Imagem da matéria no Jornal “A Cidade” publicada na edição de julho de 2007

JORNAL A CIDADE – 15 a 31 de julho de 2007 – Caderno de Cultura

O lançamento do documentário “O Rei do Coco” no palco principal do São João de Goiana, exibiu a vida e obra do coquista goianense Sebastião Grosso, que presenteou o público presente com a autenticidade da sua imagem, poesia e o ritmo inconfundível do seu coco, muito embora não se repita no palco a espontaneidade e a energia telúrica na ocasião das festividades juninas em sua casa. Esta aí o desafio para a produção do artista.

Já o curta metragem, que é uma produção da SBP filmes, traz o cotidiano do artista no alto da sua sabedoria e experiência, adquirida nos seus 77 anos de vida, entre o trabalho de vendedor na feira-livre de Goiana e a verve poética traduzida nas suas composições para as brincadeiras nas rodas de coco, que até então eram passadas de forma oral, e que só agora serão disponibilizadas num CD intitulado “A Pisada é Essa”, que também está sendo produzido pela SBP, ainda a ser lançado.

“Estou muito satisfeito com o lançamento do DVD, que conta um pouco da minha história. E também estou muito ansioso para fazer o lançamento do meu CD. Quero agradecer a SBP Filmes por ter registrado meus trabalhos, já que em todo esse tempo que eu canto coco ninguém nunca se interessou em fazer uma homenagem como essas a mim”, declara seu Sebastião Grosso, emocionado.

A intenção da produtora é levar para o mundo esta figura que é um patrimônio cultural e um legado comum a todos nós e infelizmente tão pouco conhecido por seus patrícios, o que mostra que a necessidade de expressão é algo tão imperativo, que algumas manifestações, mesmo submetidas ao preconceito, descaso e toda sorte de desrespeito ainda conseguem mostrar toda a sua força por estar enraizada no corpo, na mente e na alma desses verdadeiros guardiões da cultura popular.

Nenhum comentário