Relembre a matéria do Jornal “A Cidade” publicada na edição 15 a 31 de agosto de 2007
JORNAL A CIDADE – 15 a 31 de agosto de 2007 – Caderno Cidades
O Museu de Arte Sacra de Goiana, funcionando na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, finalmente, está abrindo suas portas para visitação nos fins de semana, atendendo a uma reivindicação antiga tanto da população local, como também dos turistas que, antes, vinham até a cidade para conhecer um pouco de nossa história, realizar pesquisas ou simplesmente fazer um passeio, mas não tinham acesso ao acervo.
A iniciativa foi da Secretaria de Turismo de Goiana, que tem como objetivo despertar nos goianenses, em especial os jovens, maior interesse em visitar o museu e assim adquirir mais conhecimentos sobre sua história. Além disso, é uma forma de gerar renda para o município, pois, ao visitarem Goiana os turistas movimentam a economia local. “Pretendemos realizar nas escolas, um trabalho de conscientização entre os estudantes para que eles se sintam atraídos a procurar o museu. Para isso, os professores serão orientados a desenvolver com os alunos, atividades nesse sentido”, afirma a diretora de Turismo de Goiana, Camila Guimarães.
O museu é visitado por pessoas de muitos lugares do mundo, como Rússia, Alemanha, Estados Unidos, entre outros. Seu acervo é bastante variado e tem um aprofundado contexto histórico, com a maioria das peças de Goiana e também de outras cidades. De acordo com o diretor do museu, Jones de Albuquerque, há centenas de peças no acervo, muitas do século XVII e XVIII, além de outras que foram achadas recentemente como, por exemplo, uma “cabeça” talhada em calcário, encontrada na Igreja de Nossa Senhora da Soledade, em Goiana, que está sendo estudada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Nenhum comentário