#TBTACIDADE Iniciativa pioneira há cinquenta anos

Relembre a matéria do Jornal “A Cidade” publicada na edição 15 a 31 de agosto de 2007

Imagem da matéria no Jornal “A Cidade” publicada na edição de agosto de 2007

JORNAL A CIDADE – 15 a 31 de agosto de 2007 – Caderno de Cultura

A amplificadora Tupã que há mais de cinco décadas está em atividade, levando a notícia, a música e a publicidade para os “quatro cantos” de Goiana, não é apenas um veículo de comunicação – mais que isso, é uma parte impor­tante da história do município.

Como poucos sabem, a amplificadora foi fundada pelo falecido ex-deputado Osvaldo Rabelo, que durante uma disputa política prometeu a Otávio Fernandes, a posse do veículo de comunicação como pagamento pelo seu trabalho, e mesmo não conseguindo o êxito nas urnas, cumpriu com o prometido.

Conforme Otávio Fernandes Filho, a difusora que na época contava apenas com uma corneta, atualmente possui 51 espalhadas em diversos pontos da cidade. Disse ainda que muitos artistas de nome nacional passaram pelos estúdios da Tupã. “Altemar Dutra, Nelson Gonçalves, Valdick Soriano, Trio Irakitan e tantos outros foram entrevistados por meu pai, que também fazia um programa de auditório nas cidades vizinhas, e em Goiana no Cine Teatro Politheama e Cine Urubatã que tanta falta faz aos goianenses” afirma.

Em todos esses anos o estúdio da Tupã acumulou um acervo nume­roso com grande variedade de LPs e Compactos. Alguns discos são em 78 rotações e outros fabricados em alumínio – que serviam para jingles -, e todo esse arquivo começou a ser digitalizado por Otávio, em vida, e agora seu filho continuará o trabalho. Tal iniciativa é bastante relevante, já que estamos falando da memória fonográfica registrada em discos de tecnologias que hoje estão em desuso. A grade da difu­sora é formada por programas com mais de 40 anos, como é o caso do tradicional “Mensagens de Natal” e “Saudade não tem idade”, que traz uma atmosfera saudosista e agradável às noites goianenses nas vozes dos grandes ídolos da Era do Rádio.

Nenhum comentário