#TBTACIDADE A magia do Circuito do Choro

Relembre a matéria do Jornal “A Cidade” publicada no dia 1 a 15 de Setembro de 2007

Jornal A Cidade – 1 a 15 de setembro de 2007

O Circuito Pernambucano de Choro contemplou Goiana pela segunda vez. Apesar da interrupção do projeto em 2006, este ano o Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura) aprovou a iniciativa. O projeto está sendo realizado em três cidades históricas do Estado: Olinda, Igarassu e Goiana. Segundo o idealizador do festival, o músico José Arimatéia, esse gênero foi o primeiro movimento de música popular do Brasil. “O Choro nasceu das classes menos abastadas e negras, tendo uma grande aceitação para logo depois se elitizar. As apresentações aconteciam em teatros e saraus, nos tempos do Império e agora está sendo entregue ao povo, através do nosso projeto”.

Em Goiana, o festival aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto, e contou com a participação de artistas como Danda e seu Regional de Ouro, Dalva Torres, Quinteto Prata, entre outros. As atrações se apresentaram durante o dia, nos coretos das praças da Bandeira e João Pessoa e à noite no palco principal, montado no pátio da Igreja do Rosário dos Homens Pretos.

Questionado sobre o critério de escolhas da cidades, Arimatéia informou que além desses lugares serem históricos, são emblemáticos em relação à música. Goiana, por exemplo, tem a banda centenária Curica, a mais antiga em atividades no Brasil, com grande tradição musical. Ele disse ainda que o Circuito de Choro é importante porque fortalece o Estado de Pernambuco no cenário desse segmento musical. “Nós somos um importante pólo de Choro, com grande instrumentistas e compositores, como João Pernambuco que saiu de Jatobá (Sertão de Pernambuco), em 1898, para Recife e posteriormente mudou-se para o Rio de Janeiro, tornando-se uma referência no violão. Não há um violonista concertista que não tenha uma música de João”, diz o músico.

O festival foi uma oportunidade para o público ouvir música brasileira de qualidade dando um descanso aos maltratados tímpanos dos goianenses. Esperamos que o circuito Pernambucano de Choro venha integrar o calendário cultural do Estado definitivamente.

Nenhum comentário