A cultura será promovida neste final de semana (6 e 7) em Goiana, através de apresentações artísticas, palestras, cortejos de cultura popular, exibição de curtas, artesanato e muito mais. O MATA Goiana estará presente com um estande mostrando o seu trabalho. O evento começa no SESC LER Goiana a partir das 14h e a entrada é gratuita.
O trabalho criativo e as novas economias se encontram em feira de empreendedorismo promovida pelo Sesc Ler Goiana neste final de semana. Trata-se do evento de encerramento da primeira edição da Escola de Educação Patrimonial e de Empreendedorismo Cultural e Criativo, realizada com o apoio do Sebrae. A programação acontece nas tardes e noites do sábado (6) e domingo (7) no Sesc Ler. A entrada é gratuita.
Palestras, exibição de documentários, apresentações culturais e vendas em stands fazem parte da programação do evento. Os produtos e serviços expostos em 23 stands são em sua maioria resultado da produção criativa dos alunos nas formações oferecidas pela Escola nos últimos dois meses ou de artistas locais. É possível conhecer e adquirir peças de artesanato, CDs de músicos locais, livros e produções de estamparia e mediação.
“Nosso objetivo é impulsionar o trabalho cultural da cidade e estimular a autoestima e o senso de pertencimento de quem vive aqui. A feira apresenta os artistas e promove discussões sobre economia criativa e empreendedorismo. Promoção de ação e conhecimento para todos. É a culminância de um projeto maior que proporcionou formação profissional e conexões entre as profissionais ”, diz Anselmo Martins, coordenador do projeto.
A agenda de atividades começa às 14h no sábado com a palestra “Economia Criativa no contexto do patrimônio cultural e da arte de tradição, como ampliar essa atuação?”, apresentação do professor Allan Charles e mediação de Zinho Alafaia. O dia segue com exibição de curtas-metragens das 15h até às 17h no Teatro, quando os participantes podem seguir para o pátio e aproveitar as atrações culturais, com a abertura da roda de capoeira do Mestre Pinho.
Em seguida, a programação vai para o palco externo, onde apresentam-se o Grupo Cultural Flores do Coco, o Coco da Yá e o artista Lucas Torres. Ao longo da noite, dois grupos saem da praça do Sol em cortejo. Às 17h, o Maracatu Leão da Serra e a partir das 19h30 o Caboclinhos Caetés.
A palestra do domingo trata do “Desenvolvimento Sustentável e as novas economias”. Depois, os participantes podem assistir a mais uma rodada de curtas de realizadores locais. As apresentações culturais do dia começam com a roda de capoeira do Mestre Pinho, seguido do Coco de Pareia, Banda Tercina, e João Paulo Rosa e o Eito. Os grupos Caboclinho Sete Flechas e Cavalo Marinho Boi Brasileiro saem em cortejo da praça do Sol.
A participação nas atividades é gratuita e não requer inscrição prévia. A logística de realização é desenvolvida de acordo com as recomendações de proteção contra a Covid-19, número limitado de vagas, obrigatoriedade do uso de máscara e disponibilização de álcool gel ao longo de todas as atividades.
ASSESSORIA
Bom evento, nossa Goiana é cultura.
Comentário por Ana Maria de Azevedo Silva. em novembro 6, 2021 as 8:13 am