Projeto Tupan – Do céu para a sala de aula

O grupo formado por alunos da classe de violão da Rede Sesc de Estudos e Práticas Musicais com idades entre 12 e 16 anos, traz em sua performance um repertório de músicas autorais da cultura goianense, mesclando canções do cenário atual com as que transcendem o tempo e ainda pulsam nas memórias dos cidadãos que ouviam nas rádios e na divulgadora Tupã, a qual o grupo faz referência em seu nome.

Grupo Tupan em apresentação – Imagem: Nelly Alves

Na noite de uma sexta-feira, 17 de novembro de 2023, dentro da programação da Mostra Goyanna de Artes, aconteceu o concerto de estreia do Grupo de Experimentação TUPAN. Em seu repertório, músicas de artistas e bandas da cidade de Goiana como, Valfrido Santiago, Banda Prisma Orbe (Luziano Jardim, Philippe Wollney e Tiago Santana), Sam Silva, Raphael Urbano e Nado. Além das músicas, o Tupan também declamou poesias de cordel que contam a história de Goiana e fazem uma leitura dramatizada do Hino da Cidade de Goiana.

O evento contou com a presença de vários artistas locais que ficaram encantados com os alunos integrantes do grupo, interpretando músicas que tocavam na divulgadora Tupã antes mesmo deles nascerem.

Tupan é um grupo de desenvolvimento e experimentação formado por alunos da classe de violão da Rede Sesc de Estudos e Práticas Musicais com idades entre 12 e 16 anos, onde traz em sua performance referências a cultura Goianense com um repertório de músicas autorais da cidade.

Dramatização da música “Terra de Encantos” do compositor Nado – Imagem/Nelly Alves

O grupo mescla canções do cenário atual com as que transcendem o tempo e ainda pulsam nas memórias dos cidadãos que ouviam nas rádios e na divulgadora Tupã, a qual o grupo faz referência em seu nome.

O Tupan vem fazendo um trabalho de pesquisa, buscando resgatar e difundir a cultura local através das músicas de compositores Goianenses, por meio das poesias de cordéis que contam a história da cidade e pela cultura popular, expressando um forte sentimento nativista.

Os cursos da Rede Sesc de Estudos e Práticas Musicais consiste em ações destinadas à criação, à produção, à difusão, à fruição e à preservação da música em seus diversos gêneros e estilos, visando o desenvolvimento de plateias, artistas, produtores e público em geral.

O goianense Profº Anselmo Martins ministra o Grupo Tupan – Imagem / Nelly Alves

O objetivo é desenvolver e ampliar a escuta, a apreciação e o senso estético musical do aluno, favorecendo a formação de um ouvinte/instrumentista crítico e apurado que contribua para a compreensão, produção e difusão de uma programação musical diferenciada nos seus contextos de atuação.

Em seguida é proposto experiências diferenciadas para os alunos buscando um aprofundamento maior dos conteúdos abordados, servindo como uma extensão do que foi trabalhado, que são as categorias de grupos e núcleos musicais que objetivam promover uma formação continuada dos alunos. Nesses encontros, são estimulados o desenvolver coletivamente de experimentações em performance musical, envolvendo: pesquisa e seleção de repertório; criação de arranjos; montagem e ensaio de espetáculos. Partindo deste princípio surge o Tupan.

ABAIXO, VEJA A ENTREVISTA QUE O MATA GOIANA FEZ COM GRUPO TUPAN

Nenhum comentário