A mesa redonda que acontecerá das 14h às 17h nesta quarta (01) no MASG Sesc Goiana, abordará exemplos de curadorias de arte contemporânea realizadas no Brasil que se propõem a discutir os apagamentos e ausências na arte brasileira, a partir da produção visual Queer, Preta e Indígena contemporânea.
A palestra aborda exemplos de curadorias de arte contemporânea realizadas no Brasil que se propõem a discutir os apagamentos e ausências na arte brasileira, a partir da produção visual Queer, Preta e Indígena contemporânea. A proposta é instigar o público a pensar sobre os diversos sistemas da arte vigentes, questionando a função dos museus e instituições culturais, a partir dos seus acervos e recortes temáticos, perguntando, o que nos é apresentado oficialmente como arte e patrimônio cultural? Para quem e de quem falam os acervos de arte? Como podemos nos identificar com a arte institucionalizada? Qual o meu papel no contexto da decolonização da arte brasileira e nordestina?
Sobre Dr. Robson Xavier
Artista Visual, Curador, Arte/Educador e Arteterapeuta. Docente/Investigador do Departamento de Artes Visuais da UFPB e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE) e Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFPB). Pós-doutor em Estética e História da Arte (MAC USP). Doutor em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFRN e Universidade do Minho Portugal). Mestre em História (PPGH UFPB). Especialista em Educação Especial (UFPB), Sociologia (UFPB e CEFET), Educação e TICs (UFPB). Com formação em Arteterapia (Clínica Pomar RJ). Licenciado em Educação Artística – Artes Plásticas (UFPB). Organizador de diversos livros e autor de artigos nacionais e internacionais sobre artes visuais. Membro da AICA, ABCA e ANPAP (vice presidente – gestão 2023-2024).
Serviço – MASG Sesc Goiana
Evento: Ação Educativa – Mesa Redonda: Curadorias Dissidentes, Prof. Robson Xavier
Quarta, 01 de janeiro de 2023, 14h às 17h
SESC LER Goiana – Rua do Arame, S/N, Centro, Goiana-PE
Entrada Gratuita
Nenhum comentário