O livro fala sobre a relação dança e guerra nos grupos de caboclinhos do Recife e de Goiana
Pesquisadora e professora do curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Acselrad faz lançamento duplo do livro “Avança, Caboclo!”, no Recife e Goiana, respectivamente, nos próximos dias 7 e 10 de dezembro. A publicação, lançada pela Editora UFPE, e incentivada pelo Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, é uma adaptação da tese de doutorado de Acselrad, intitulada “Dançando contra o Estado: a relação dança e guerra nas manobras dos caboclinhos de Goiana/Pernambuco”, desenvolvida entre os anos de 2015 e 2019, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/PPGSA-UFRJ, no Rio de Janeiro.
Transformada num livro de 378 páginas, acompanhado de um rico caderno de imagens, com registros de ensaios, apresentações, rituais de preparação e toques de jurema, a tese é uma etnografia que compreende as relações de aliança e inimizade que definem os caboclinhos e estende a pesquisa até a jurema, complexo religioso de matriz afroindígena que permitiu acessar forças de uma dimensão invisível, que também dança.
Segundo ela, o estudo se deu em duas etapas. A primeira foi uma “fase preliminar”, onde a autora pode conviver com os integrantes da Tribo Canindé do Recife, na Bomba do Hemetério, Zona Norte da cidade, onde dançou por sete carnavais., na época sob a liderança da saudosa Juracy Simões. A segunda, já no doutorado, se deu entre disciplinas, trabalho de campo, realização de entrevistas, sistematização do material reunido, consulta de acervos pessoais, arquivos e bibliotecas públicas, exercícios de escrita e criação e participação em grupos de pesquisa.
COMPOSIÇÃO DO LIVRO – Todos esses anos de pesquisa e intensa convivência com os grupos de caboclinho são descritos por Acselrad, ao longo de cinco capítulos. No primeiro capítulo, ela se dedica a compor uma espécie de paisagem coreográfica para a discussão; no segundo, ganha lugar uma análise etnocoreológica das manobras dos caboclinhos, observadas as diferenças entre ensaios e apresentações, durante o Carnaval; no terceiro, o tema é o ritual da caçada do bode, que acontece apenas em Goiana, no período que antecede os festejos de momo; no quarto capítulo, é discutida a relação dos caboclinhos com a jurema; no quinto capítulo, por fim, são analisados experimentos metodológicos, chamados pela autora de “registros em primeira pessoa”, com o objetivo de testar novos pontos de vista para a realização de uma descrição etnográfica da dança. O livro ainda contém um apêndice onde a autora aborda o tema da dança e da guerra, no mundo indígena andino e mexicano, mostrando como um dualismo em perpétuo desiquilíbrio constrói relações entre metades por oposição e enfrentamento, presentificadas no ritual e nas performances dançantes.
O prefácio, escrito pela antropóloga Els Lagrou, resume a contribuição da obra ao destacar que “o livro marca uma virada na antropologia da dança – na antropologia a partir da dança – por várias razões: pela proposta inovadora de abordar a dança na antropologia, tanto em termos teóricos, ampliando o escopo para a discussão de campos de força e para o movimento em geral, quanto pela proposta metodológica de pensar a antropologia a partir do movimento, de pensar a dança dançando, experimentando com a perspectiva que somente o corpo dançante tem do ambiente em movimento à sua volta”.
LANÇAMENTO – Para marcar o lançamento de “Avança, Caboclo!”, autora vai promover uma noite de autógrafos no Café Adupé, no bairro da Várzea, dia 7 de dezembro (quinta-feira), a partir das 20h. O evento vai contar ainda com a apresentação dos grupos Caboclinho União Sete Flexas de Goiana, Coco da Yá e Regente Joaquim.
Também haverá lançamento do livro em Goiana, no dia 10 de dezembro (sábado), a partir das 16h, no terreiro de Ile Asé Oyá Onira, Nova Goiana. O evento contará com a presença de todos os grupos de caboclinho que participaram da pesquisa.
O livro será vendido nos locais pelo valor de R$ 40. 20% da tiragem da publicação serão doados aos caboclinho.
___________________________________
Portal Cultura PE
http://www.cultura.pe.gov.br/canal/funcultura/maria-acselrad-lanca-o-livro-avanca-caboclo-no-recife-e-goiana/
Nenhum comentário