Heroínas de Tejucupapo voltam a agitar o distrito histórico de Goiana com teatro e música

A volta da encenação teatral da Batalha das Heroínas de Tejucupapo e outros eventos comemorativos em relação à data reafirmaram a identidade cultural do distrito de Goiana.

Encenação do Teatro da Batalha das Heroínas de Tejucupapo
Foto: Prefeitura Municipal de Goiana / Instagram

Por Janelson Belarmino

O final de semana cultural e artístico voltou a ser movimentado em Tejucupapo, distrito de Goiana. Graças ao retorno do Teatro da Batalha das Heroínas de Tejucupapo e as apresentações musicais no centro do distrito histórico, a população local, bem como visitantes e turistas, puderam retornar a agenda importante da Batalha das Heroínas, após alguns anos de paralização por conta da pandemia do coronavírus.

O Teatro das Heroínas de Tejucupapo é realizado há mais de duas décadas (29 anos) pelos próprios moradores da comunidade e retrata, de maneira muito peculiar, o episódio da história brasileira em que as mulheres locais usaram paus, panelas, água fervente, pimenta e tudo que tinham em mãos como armas para abater o exército neerlandês que tentava saquear o povoado.

Foto: Prefeitura Municipal de Goiana / Instagram

O fato histórico retratado é considerado a primeira batalha na história brasileira em que as protagonistas foram mulheres. Mais de 370 anos depois, a batalha segue viva no dia a dia de Tejucupapo.

A encenação da batalha foi a conclusão de uma semana de festividades e que também contou apresentações musicais em um palco localizado na Praça Maria Camarão, bem no coração do distrito de Goiana.

Foto: Prefeitura Municipal de Goiana / Instagram

Nenhum comentário