Fazedores de Cultura Popular levam proposta de São João para a Prefeitura de Goiana

Em alternativa ao cenário de pandemia, artistas de Coco, Ciranda e Pé-de-serra da cidade apresentam o projeto “A cultura de Goiana em sua casa”.

Em tempos de quarentena provocada pela pandemia do novo Coronavirus (Covid-19), o ser humano tem encontrado refúgio mental na arte em suas variadas formas de expressão. As “LIVES” – apresentações que ocorrem ao vivo por meio das redes sociais – se tornaram a principal ferramenta de conexão entre o artista e o público.
Contudo, além do entretenimento, essa ferramenta não gera retorno financeiro para a classe artística da cultura popular, e devido à necessidade de isolamento social para conter o avanço do Coronavirus, as festividades juninas foram canceladas, prejudicando o setor turístico e cultural.

Percebendo essa problemática, a classe artística cultural de Goiana se organizou através do COLETIVO DE FAZEDORES DE CULTURA POPULAR DE GOIANA.
O coletivo elaborou um projeto que visa atender as demandas culturais e técnicas para se realizar apresentações de grupos de Coco, Forró e Pé-de-Serra em formato de “LIVES”, através das redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de Goiana e parcerias. Como sugestão de espaço, o Cine-Teatro Polytheama, respeitando as condições e orientações dos decretos dos órgãos públicos.

O projeto também sugere uma programação de dias e horários elaborados pela Diretoria de Eventos, conforme as necessidades, além de um valor de pagamento igualitário para todos os grupos, sem distinção, mas que funcione como um auxílio de incentivo à cultura popular de Goiana. O capital seria proveniente do remanejamento de projetos de difusão das festas juninas que foram suspensas devido a pandemia do Coronavírus, mas que almejam o mesmo objetivo: democratizar o acesso a conteúdos culturais e gerar oportunidade para artistas e técnicos, levando em conta que os custos serão muito menores devido a estrutura reduzida.

Com a produção das “LIVES”, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Artístico Cultural, teria um acervo audiovisual particular de todos os grupos, uma Videoteca dos nossos artistas de Coco, Ciranda e Pé-de-Serra.

O coletivo afirma que o projeto vai beneficiar tanto a classe de artistas – que teriam amparo legal para seu sustento – como também a população Goianense que, neste período de quarentena, teria uma forma de entretenimento para desfrutar sem precisar sair de casa.

Goiana é uma cidade que tradicionalmente aproveita a época junina com alegria, valorizando suas raízes, mas agora é tempo de manter o isolamento social e cuidarmos uns dos outros, embora ainda possamos nos unir para apreciar os trabalhos dos nossos artistas e lhes dar o devido reconhecimento.
Todo o apoio do Movimento Mata Goiana para os fazedores de cultura popular da cidade!

Por Guilherme Souza

Nenhum comentário