Confira o ofício apresentado pelos Fazedores de Cultura a Prefeitura de Goiana

Coletivo de cultura goianense apresentou um projeto de auxílio cultural a secretária de turismo, cultura e desenvolvimento artístico da cidade, Luciana Petribu.

Coletivo formado por Léo de Pó (Associação dos Músicos de Goiana), Elthon Taurino (Movimento MATA Goiana), Edilson Oliveira (AUAG), Thyago Passos (Portal Goiana PE), estiveram reunidos com a secretária Luciana Petribú (Turismo, cultura e desenvolvimento artístico) apresentando o ofício com a proposta.
Imagem: goianape.com.br

Na data 01/03/2021, um coletivo de fazedores de cultura de Goiana estiveram juntos com a secretária de turismo, cultura e desenvolvimento artístico da cidade, Luciana Petribu.
A reunião aconteceu no Cine-teatro Polytheama, prédio da SETUR.

Na ocasião estavam presentes Thyago Passos (Portal Goiana PE), Elthon Taurino (Movimento Mata Goiana), Edilson Oliveira (AUAG), Léo de Pó (empresário do setor de eventos e Associação dos Músicos de Goiana).

Os presentes apresentaram a gestora pública da pasta de turismo e cultura um projeto de auxílio cultural para amenizar os impactos causados pelo coronavírus. O setor cultural é um dos mais afetados economicamente falando com os impactos da pandemia do coronavirus, pois encontra-se a mais de 01 (um) ano sem atividades devido aos impedimentos causados pelos decretos nacionais, estaduais e municipais que visam interromper a proliferação do vírus.

O projeto entregue tem como contra-partida a fomentação da classe cultural, gerando demanda de produtos criados pelo próprio setor cultural de Goiana e pretende beneficiar toda a cadeia produtiva de diversas linguagens culturais e artísticas da cidade. Artesanato, música, eventos, cultura popular dentre outros assuntos foram contemplados nas discussões incluídas no projeto.
Segue o texto do ofício abaixo:

COLETIVO DE ARTISTAS e FAZEDORES de CULTURA
DA CIDADE DE GOIANA

Goiana, 22 de fevereiro de 2021

OFICIO 001/2021

Ac. Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Artístico Cultura
Luciana Petribu

ASSUNTO: PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO EM AUXILIO DOS ARTISTA E TECIDO CULTURAL DURANTE PANDEMIA COVID-19

Saudações Sra. Secretária Luciana Petribu e demais membros desta pasta na qual lida com a Cultura de nossa cidade, vinhemos por meio deste propor a esta casa que tenhamos de forma urgente um plano de ação em auxilio da cultura local em suas mais distintas linguagens, na qual são múltiplas deixando Goiana conhecida como um verdadeiro celeiro cultural, porém entretanto nós que fazemos a cultura estamos sendo violentamente esmagados pelo o período de 01 (um) ano que vivemos de pandemia, artistas sem poder fazer seus shows, mestres calando suas vozes e deixando de fazer o repasse dos saberes, brincadeiras e agremiações sem desfilar, profissionais do entretenimento sem colocar o pão em suas mesas e o mais gritante, a cultura em uma verdadeira UTI agonizando. Pensando nisso estamos nos colocando a disposição para juntos representantes de vários setores nos debruçar em uma única ação, criar um PLANO ANUAL 2021 DE AUXILIO A CULTURA, sendo trabalhado todo o período do ano, uma vez que é fato que estamos muitos longe da tão sonhada vacina alcançar o 100% da nossa população, lembrando que o setor cultural será o último a voltar ao normal.

Propomos que não seja apenas um apoio financeiro, como um bolsa família para a cultura, mais uma ação de fomento, que toda a cadeia produtiva possa se integrar, e elaborar produtos que sirva para a promoção cultural do município, que não seja meras contrapartidas.

A proposta do coletivo consiste basicamente em fornecer produtos e serviços de ação e fomento cultural para o PLANO ANUAL 2021 DE AUXILIO A CULTURA, temos profissionais em diversas linguagens, vários profissionais de áudio visual para produzir vídeos promocionais, compositores e poetas para escrever peças inéditas, artesão mestres para criar e ensinar nossa arte, brinquedos culturais para explorar um “descubra ou visite GOIANA”, plataformas já formadas virtuais para ajudar no marketing e divulgação, bandas dos mais diversos gêneros para se criar Festivais Musicais específicos em formato de LIVES, mestres e mestras de tudo que há no meio cultural para fazermos WEBNÁRIOS da nossa cultura, tudo isso dentro de um programa macro, juntos acreditamos que o poder executivo em parceria com o tecido cultural pode fazer muito. Segue algumas propostas:

CULTURA POPULAR
– Produção de Documentários e registros dos patrimônios imaterial do município
– Produção de Festivais multicultural “on line”
– Produção de oficinas e rodas de diálogos entre mestres “on line”
– Manutenção de espaços e grupos culturais.

MÚSICA
– Produção de material fonográfico: CD, DVD e clipes
– Premio da música goianense
– Contratação de músicos locais para ministrar cursos de música on line
– Apresentação musical através de lives
– Curso de áudio e mixagem
– Criação de coletânea de musicas autorais goianense

PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL
– Criação de cervo Fotográfico turístico cultural
– Manutenção de sites e blogs relacionados a história e cultura local
– Criação da Biblioteca Virtual municipal

ARTESANATO
– Produção de Documentários e registros de mestres e tipologia artesanal
– Produção de Feiras artesanal “on line”
– Produção de oficinas e rodas de diálogos entre mestres “on line”
– Manutenção de ateliês e espaços.
– Criação de uma plataforma digital para comercialização de produtos.

LITERATURA
– Financiamento para produção literária
– Recital “on line”
– Produção de oficinas e rodas de diálogos entre escritores “on line”

TEATRO
– Apresentações de peças teatrais “on line”
– Financiamento de produção Teatral
– Curso de Teatro

AUDIO VISUAL
– Produção de documentários, filmes, curta e registros de Goiana
– Mostra goianense de cinema.
– Produção de oficinas e rodas de diálogos “on line”
– Criação de Cine Clube

MATRIZES AFICANAS
– Manutenção de espaços e Terreiros
– Produção de Documentários e registros
– Produção de Festivais multicultural “on line”
– Produção de rodas de diálogos “on line”

Sabendo sua estima e consideração para no classe cultural, externamos o nosso agradecimento e ficamos no aguardo do mais breve possível deste ofício.

Atenciosamente,

COLETIVO DOS FAZEDEROS DE CULTURA DE GOIANA.

Nenhum comentário