A audiência pública da Cultura de Goiana pretende discutir o Sistema Municipal de Cultura, levantar questionamentos e realizar encaminhamentos sobre ações para a valorização, preservação e sustentabilidade das culturas populares e tradicionais, da sede, dos distritos e das praias.
Por Janelson Belarmino
A Câmara de Vereadores de Goiana promoverá, nesta sexta-feira (3/12), audiência pública proposta pelo vereador Carlos Viégas Jr (PSB) para debater as diversas pautas que envolvem os mais diversos segmentos da Cultura do município. De acordo com Carlos Viégas Jr, a audiência pública é um importante passo para a formulação das leis, ações e diretrizes para quem trabalha com cultura popular.
Esta audiência reunirá os representantes do governo municipal, vereadores, além de integrantes de grupos de cultura popular, bandas seculares, mestres e mestras de diversas manifestações, artistas e população em geral. Também contará com importantes nomes do cenário estadual como Raul Henry (Deputado Federal), Marcelo Canuto (Fundarpe) e Marcelo Renan (Fundarpe).
“Não se pode admitir que uma cidade tão rica culturalmente seja sempre lembrada por seu descaso junto as suas mestras e seus mestres. Goiana é berço de manifestações culturais seculares e mantém movimentos artísticos devidamente ativos na atualidade. Por isso estamos fazendo uma grande convocação para que os interessados e interessadas no assunto participem da audiência”, ressaltou Carlinhos Viégas, vereador de Goiana.
A audiência pública da Cultura de Goiana pretende levantar questionamentos e realizar encaminhamentos sobre ações para a valorização, preservação e sustentabilidade das culturas populares e tradicionais, da sede, dos distritos e das praias.
Em termos gerais, este momento de participação popular pretende lidar com o Sistema Municipal de Cultura, bem como o reconhecimento dos Patrimônios Vivos da cidade. Editais de cultura, a participação dos artistas locais na grade de programações de ciclos festivos, pagamento de cachês a mestres, mestras e grupos de cultura popular e definição de critérios para pagamentos dos cachês também serão temas abordados neste momento.
A valorização da cultura é imprescindível para a própria sobrevivência e identidade de um povo, mesmo que não sejam todos artistas populares, mas espectadores dessa cultura.
Nenhum comentário