Os artistas homenageados pelo CLAG foram Antonio Carlos, Luis Carlos, Edvaldo Manoel, Adilson Viturino e Edilson Oliveira que tiveram destaque nos últimos eventos culturais realizados pelo governo do estado de Pernambuco.
Na noite de 08/06/2022, o CLAG – Clube de Leitura e Artes de Goiana-PE realizou mais uma etapa de seu Projeto Circuito de Saraus Poéticos, numa parceria entre o Clube e o Atelier Valcira Santiago. Dessa vez, o CLAG realizou uma homenagem a 05 artesãos goianenses que recentemente participaram da 22ª FENEARTE (Feira Nacional de Negócios do Artesanato) e do 30ª FIG (Festival de Inverno de Garanhuns).
Os artistas homenageados foram Antonio Carlos (campeão do Salão Artes Diversas da FENEARTE), Luis Carlos (que representou Goiana no Salão do SEBRAE da referida feira), Edvaldo Manoel (campeão no Salão de Arte Religiosa do mencionado evento), Adilson Viturino (representante de Goiana no Salão do PAB do citado evento) e Edilson Oliveira (que ministrou um curso de Xilogravura na FENEARTE e representou Goiana no FIG).
Como parte da homenagem, o CLAG concedeu a cada artista um certificado de Honra ao Mérito.
Além das homenagens, outras atividades compuseram a ocasião festiva:
Entre as declamações e performances artísticas, o músico e compositor goianense Valfrido Santigo (irmão de Valcira Santiago, artesã que sediou o evento em seu ateliê) realizou um show musical, em alguns momentos sozinho, em outros, acompanhado pela também vocalista e compositora Sam Silva. Esta apresentação serviu como uma prévia de um show na região metropolitana que breve será realizado pela banda da qual Valfrido faz parte, o Tertúlia. Ele tocou somente composições autorais, de grande qualidade artística, no esquema “voz e violão”.
Os membros do CLAG fizeram declamações poéticas: Edivaldo Lima (Edivaldo Cordelista) leu um poema em homenagem a três dos artesãos homenageados (Edivaldo Manoel, Antonio Carlos e Edilson Oliveira), bem como um ghazal (forma poética de origem árabe que está sendo trabalhada pelo CLAG) e seu já clássico poema “Minha Amiga Poesia”. Nas duas primeiras declamações, Edivaldo teve o acompanhamento musical do músico goianense Elias Batista.
Entre as poesias declamadas pelo Prof. Bomfim, estava sua proposta para o futuro Hino dos Professores, que ele está compondo.
Bill serviu como apresentador do evento, leu uma poesia sua em homenagem aos outros dois homenageados (Luis Carlos e Adilson Viturino) e, entre um poeta e outro, recitou trovas de sua autoria. Ele também aproveitou para fazer seu agradecimento pela atuação de Edivaldo Lima no CLAG, como um todo, e especificamente no programa A Hora da Poesia, mantido pelo Clube. Atualmente Edivaldo e Bill dividem a coordenação do referido programa, que vai ao ar, pela Nova FM 98,5, todo sábado às 14h.
Também declamaram as Duas Irmãs Poetisas, Ivanilda e Mazé Nunes. Esta última leu uma poesia de sua autoria sobre o recente Dia do Nordestino e uma poesia do falecido Jô Soares sobre os professores em geral.
Entre as poesias lidas por Ivanilda, estava um belo Vilanelle, uma forma poética ressuscitada e introduzida em Goiana pelo CLAG. Ivanilda já é conhecida por dominar muito bem esse tipo de poesia.
Outros acontecimentos interessantes do evento foram:
Apesar de todos os que se apresentaram terem sido ovacionados pela platéia, o Prof. Bomfim emocionou o público de modo especial ao animar os presentes a cantarem a letra que ele está compondo para o já citado Hino dos Professores. A felicidade de Bomfim contagiou a todos.
O CLAG realizou uma surpresa para uma das Irmãs Poetisas, Ivanilda Nunes: a convite da instituição, o músico e compositor Elias Batista transformou em música o Ghazal da Tristeza, de autoria de Ivanilda, que aplaudiu cheia de felicidade ao ver sua poesia sendo cantada. Após a execução da música, a poetisa foi ao microfone agradecer ao CLAG e Elias pela surpresa.
Convidado ao microfone, o artesão Edivaldo Manoel fez todos rirem com uma curiosa piada sobre… um artesão!
O CLAG também exibiu a capa do livro “A POESIA TEM FORMA DE MULHER”, primeiro livro solo da poetisa Hercijane Melo (membro do CLAG), um projeto em andamento para ser lançado futuramente.
Foi tocado, para todos ouvirem, um áudio do poeta Mário Serrano (membro do CLAG, goianense residente em Jaboatão), que não pôde comparecer ao evento. O poema intitulado CLAG: DOIS ANOS NOS TRILHOS DA POESIA, é uma homenagem do poeta ao Clube. Os aplausos foram muitos.
Em nome da Diretoria do CLAG, Edivaldo Lima (Edivaldo Cordelista) convidou a todos para o próximo sarau do Clube: próximo dia 13/08, no IHAGGO, Instituto Histórico Geográfico Arqueológico de Goiana.
Membros do CLAG avaliaram o evento como de resultados muito bons e observaram, com alegria, que o público está aumentando a cada sarau.
Valfrido Santiago encerrou o evento cantando “Farei”, baseada num poema do goianense Ademauro Coutinho (membro do Grupo Poético Terça com Poesia).
Como adendo: no próprio início do evento, o ativista, multi-artista e produtor cultural José Francisco Irineu Marcolino (mais conhecido como Zinho, Zinho do Alafia ou Francisco Belasco) pediu o uso do microfone para explicar que ao CLAG está sendo concedido 05 bolsas de estudo gratuitas para um curso sobre montagem de projetos culturais para captação de recursos através de fundos de incentivo à cultura.
Nenhum comentário