A volta dos eventos musicais em Goiana

Com a vacinação em massa e a diminuição dos casos de coronavírus, produtores musicais retomam os eventos artísticos na cidade seguindo os protocolos sanitários do governo de Pernambuco.

Projeto Tenda do Samba no Arrecifes Recepções em Goiana / Imagem: Divulgação

Por Elthon Taurino

Após mais de 01 ano parado em decorrência da pandemia do coronavírus, os eventos musicais estão aos poucos voltando a acontecer na cidade de Goiana.  A permissão vem acontecendo cada vez mais devido a quantidade de pessoas vacinadas, redução significativa nos índices do vírus em Pernambuco e as novas flexibilizações que vêm sendo anunciadas pelo governo do estado através do seu “Plano de Convivência com a Covid-19”.
Até o momento, o protocolo permite eventualidades com no máximo 100 pessoas ou 50% da capacidade do local, tomando medidas sanitárias como o uso de máscara, álcool 70%, proibição do público em pé, entre outras questões.

Em Goiana, neste último sábado (28), aconteceu o evento de inauguração da “Arrecifes Recepções”, que contou com as atrações musicais “Emanuel Pontual” e “Badé Sanfoneiro”. No domingo (29), no mesmo local, aconteceu o “Tenda do Samba”, projeto do Mestre Wellington para divulgar o samba na cidade, valorizando principalmente os artistas da cena local. Os dois eventos seguiram todos os protocolos sanitários.

Imagem: Divulgação

No litoral, outros eventos estão sendo anunciados para este mês. No dia 06/09/2021 teremos o “Xote 10 Sessions” em Praia Azul-PB, com as bandas “Xote 10” e “Piseiro do Bakana”. No dia 18/09/2021 teremos o evento “Lyon Paradise” na praia de Atapuz em Goiana, com as atrações “Yago Santana”, “Mansur Play”, “Xote 10” e “RD Faz a Farra”. Todos os eventos com espaço reduzido, seguindo os protocolos sanitários e incentivando a vacinação do público.

Imagem: Divulgação


A tendência é que aconteça um crescimento na quantidade de eventos e também no público, devido aos chamados “eventos teste” que começarão a acontecer a partir deste mês de setembro. São eventos para até 1200 pessoas ou 50% da capacidade do local, com duração máxima de 7 horas e limite de horário até 00h. O produtor do evento deverá solicitar a autorização a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Pernambuco.

Além do protocolo sanitário já realizado no momento, também será necessário o controle seguro de esquema vacinal para ingresso no evento, atendendo a 80% do público com 2ª dose da vacina, com acesso permitido a partir do 15º dia após a aplicação ou 1 dose, no caso de vacina de dose única, e 20% para público com 1ª dose e teste negativo realizado até 48h antes do evento. Também será necessária a realização de teste até 72h após o evento, por amostragem, em pelo menos 10% do público, de responsabilidade dos organizadores do evento.

Mesmo com todas as flexibilizações permitidas pelo governo do estado, não vemos nenhuma ação da prefeitura de Goiana para retomar o fomento do seguimento cultural da cidade, trabalho este que está sendo encabeçado pelos produtores artísticos locais sem nenhum apoio. Mais do que nunca será importante a valorização da própria população para que a classe artística goianense possa se reestruturar desse tempo em que ficou totalmente parada, sendo a primeira a entrar na pandemia e a última a voltar, de fato.

Imagem: Divulgação

Nenhum comentário