Com a vacinação em massa e a diminuição dos casos de coronavírus, produtores musicais retomam os eventos artísticos na cidade seguindo os protocolos sanitários do governo de Pernambuco.
Por Elthon Taurino
Após mais de 01 ano parado em decorrência da pandemia do coronavírus, os eventos musicais estão aos poucos voltando a acontecer na cidade de Goiana. A permissão vem acontecendo cada vez mais devido a quantidade de pessoas vacinadas, redução significativa nos índices do vírus em Pernambuco e as novas flexibilizações que vêm sendo anunciadas pelo governo do estado através do seu “Plano de Convivência com a Covid-19”.
Até o momento, o protocolo permite eventualidades com no máximo 100 pessoas ou 50% da capacidade do local, tomando medidas sanitárias como o uso de máscara, álcool 70%, proibição do público em pé, entre outras questões.
Em Goiana, neste último sábado (28), aconteceu o evento de inauguração da “Arrecifes Recepções”, que contou com as atrações musicais “Emanuel Pontual” e “Badé Sanfoneiro”. No domingo (29), no mesmo local, aconteceu o “Tenda do Samba”, projeto do Mestre Wellington para divulgar o samba na cidade, valorizando principalmente os artistas da cena local. Os dois eventos seguiram todos os protocolos sanitários.
No litoral, outros eventos estão sendo anunciados para este mês. No dia 06/09/2021 teremos o “Xote 10 Sessions” em Praia Azul-PB, com as bandas “Xote 10” e “Piseiro do Bakana”. No dia 18/09/2021 teremos o evento “Lyon Paradise” na praia de Atapuz em Goiana, com as atrações “Yago Santana”, “Mansur Play”, “Xote 10” e “RD Faz a Farra”. Todos os eventos com espaço reduzido, seguindo os protocolos sanitários e incentivando a vacinação do público.
A tendência é que aconteça um crescimento na quantidade de eventos e também no público, devido aos chamados “eventos teste” que começarão a acontecer a partir deste mês de setembro. São eventos para até 1200 pessoas ou 50% da capacidade do local, com duração máxima de 7 horas e limite de horário até 00h. O produtor do evento deverá solicitar a autorização a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Pernambuco.
Além do protocolo sanitário já realizado no momento, também será necessário o controle seguro de esquema vacinal para ingresso no evento, atendendo a 80% do público com 2ª dose da vacina, com acesso permitido a partir do 15º dia após a aplicação ou 1 dose, no caso de vacina de dose única, e 20% para público com 1ª dose e teste negativo realizado até 48h antes do evento. Também será necessária a realização de teste até 72h após o evento, por amostragem, em pelo menos 10% do público, de responsabilidade dos organizadores do evento.
Mesmo com todas as flexibilizações permitidas pelo governo do estado, não vemos nenhuma ação da prefeitura de Goiana para retomar o fomento do seguimento cultural da cidade, trabalho este que está sendo encabeçado pelos produtores artísticos locais sem nenhum apoio. Mais do que nunca será importante a valorização da própria população para que a classe artística goianense possa se reestruturar desse tempo em que ficou totalmente parada, sendo a primeira a entrar na pandemia e a última a voltar, de fato.
Nenhum comentário