História
No interior de Pernambuco, da cidade de Goiana, desponta uma figura original e intensa atuante no cenário musical Pernambucano – Lucas Torres, um artista cuja expressão se baseia no experimentalismo sonoro e estético, reinventando as convenções estabelecidas na tradição artística regional. Com quinze anos de trajetória na música, sete destes em carreira solo, Lucas Torres apresenta relevante contribuição para a cena cultural de Pernambuco.
Com um trabalho autoral, Lucas Torres já realizou shows em festivais e Instalações artísticas como Teatro Apolo (Recife), Museu da Gente Sergipana (Aracaju), Cine Teatro Polytheama (Goiana), Teatro Hermilo Borba Filho (Recife), Tipóia Festival (Tracunhaém), Festival Nuvem (Serra Negra), Festival Trilhos Urbanos (Carpina), entre outros. Se apresentou ao lado de nomes como Almério, Karynna Spinelli, Martins, Isaar, Juliano Holanda, Romero Ferro, Luna Vitrolira, Luiza Fittipaldi, Paulo Neto, Rubi e outros. Já abriu shows de nomes como Vanessa da Mata, Silvério Pessoa, Mundo Livre S/A e Zé Manoel. Recentemente, cantou ao lado de Martins e Vinícius Barros no Carnaval do Recife, no “orquestrão” comandado por Maestro Spok.
Atualmente, Torres é um dos componentes da mostra “REVERBO”, com a qual se apresentou no icônico Teatro de Santa Isabel ao lado de vários artistas Pernambucanos. Lucas também integra o “Projeto Tertúlia”, quarteto de cantautores que desde 2018 circula pelo Nordeste de forma independente e possui um EP homônimo com cinco faixas, gravado em Goiana (PE), disponível nas plataformas digitais.
Em março de 2018, lançou no Recife (PE), no Teatro Hermilo Borba Filho, o seu disco de estreia “SIGNOSER”, com direção e produção musical de Juliano Holanda, músico colaborador e parceiro de vários trabalhos. O álbum conta com 10 composições e participações de Almério, Walter Areia e Tom Rocha. A obra apresenta uma mistura visceral de sons, sensações e vivências do artista: uma profusão de sentidos e impressões sob roupagem pop, que projeta o mundo mais íntimo de Lucas Torres. Ainda em 2018, lançou o videoclipe da canção “Quando”, com participação do cantor Almério. Sua música “Alvorada”, possui hoje mais de 24 mil streams na plataforma Spotify, e o videoclipe da música “Quando”, disponível no YouTube, conta com mais de 2,6 mil visualizações, ambos conquistados de forma independente e orgânica.
Em abril de 2019, conquistou o 10º Prêmio da Música de Pernambuco, na categoria “Cantor POP / Álbum POP”. O evento é realizado pela ACINPE (Associação dos Compositores e Intérpretes de Pernambuco), com apoio da Globo Nordeste e órgãos ligados à música e à cultura do Estado. A premiação lhe rendeu “voto de aplauso” na Câmara Municipal de Goiana, aprovado por unanimidade pelos vereadores, por se tratar de uma conquista importante para a história da música Goianense.
No segundo semestre de 2019, realizou uma circulação Estadual incentivada pelo FUNCULTURA MÚSICA, Lei de incentivo à Cultura de Pernambuco, levando o show SIGNOSER para Bezerros (Festival Nuvem), Afogados da Ingazeira (Festival Sertão Alternativo), Goiana, Arcoverde e Recife. Também lançou o seu segundo videoclipe, em dezembro, da canção “ESQUECIMENTO”.
Integrantes
- Lucas Torres – Cantor e Compositor acompanhado de sua banda
Nenhum comentário