Projeto Caravana da Poesia visitou a Escola Municipal Diogo Dias, em Goiana-PE

Alexandre Augusto, Bill e Professor Bomfim, representando o CLAG (Clube de Leitura e Artes de Goiana) e a AALGO (Academia de Artes e Letras de Goiana), levaram poesia para os alunos da 4º e 5º ano da Escola Diogo Dias, com o objetivo de fomentar esta arte entre os jovens.

Prof. Márcia Maria dos Santos, membros da Caravana e alunos do 5ºA, durante visita à Escola Diogo Dias, em 12/09 / Foto: CLAG

Na data de 12/09/2023, a Caravana da Poesia visitou a Escola Municipal Diogo Dias, do município de Goiana-PE. Participaram da Caravana: Alexandre, Bill e Professor Bomfim, representando o CLAG e a Academia de Artes e Letras de Goiana.

Os membros da Caravana foram recepcionados pela gestora Maria Oliane Marques, que os conduziu à sala de aula, onde funcionam as séries 4º A e 5º A, na qual foram apresentados aos alunos e às professoras Maria do Socorro Dornelas Guedes (4º A) e Márcia Maria dos Santos (5º A).

No início da apresentação, Bill comentou o que é a Caravana da Poesia e o propósito da mesma, bem como explicou que se trata de uma iniciativa conjunta do CLAG –Clube de Leitura e Artes de Goiana e a Academia de Artes e Letras de Goiana-PE. Em seguida, ele pediu que seus colegas se apresentassem, o que primeiro fez Alexandre Augusto, seguido pelo Professor Bomfim.

Na sequência, os três membros da Caravana leram o jogral “Aos Nossos Queridos Mestres Professores”, de autoria de Alexandre Augusto, uma obra que foi muito bem recebida e aplaudida por professores e alunos.

Em seguida, Bill passou a palavra para Alexandre Augusto, que optou por apresentar: “O Porto Fluvial de Goiana”. Feita a apresentação deste poema, Alexandre Augusto teceu comentários históricos sobre o assunto.

Após a apresentação de Alexandre, Bill solicitou que o Prof. Bomfim cantasse o Hino do Diogo Dias, composto pelo membro ausente Prof. José Antonio , no que Bomfim foi muito bem recebido e aplaudido pela audiência. Ao fim do hino, a Prof.ª Maria do Socorro Dornelas, indagou se seria possível que a escola recebesse uma cópia dessa composição, no que Bill e o Prof. Bomfim explicaram que isso seria entregue a gestora Oliane.

Após os acontecimentos do item anterior, Bill pediu que o Prof. Bomfim declamasse as poesias que este havia planejado trazer para a apresentação. O que Bomfim fez. Uma das poesias apresentadas foi “O Raio-X da Cidade”, que recebeu aplausos da plateia. Terminada a apresentação, Bomfim teceu explicações sobre seu poema.

Concluída a apresentação de Carlos Bomfim, Bill fez sua apresentação, também de 02 (duas) poesias, uma delas foi “As Mulheres do Nordeste”.

Márcia Maria dos Santos, Maria Oliane Marques, Alexandre Augusto, Carlos Bomfim, Bill e Maria do Socorro Dornelas Guedes / Foto: CLAG

Em seguida, a Profª Márcia Maria dos Santos apresentou à Caravana a aluna Maria Clara Braga Alves e ao aluno Julio César Fernandes Jordão. Maria Clara havia escrito uma poesia romântica e, por incentivo da professora Márcia e dos membros da Caravana, ela leu diante da classe, no que foi muito aplaudida. Os integrantes da Caravana elogiaram tanto talento em alguém tão jovem. Quanto ao aluno Julio César, a professora Márcia explicou que o mesmo foi o vencedor do segundo lugar num concurso de redação sobre o trânsito.

Após a apresentação de Bill, ele solicitou que seus colegas fizessem as considerações finais e a apresentação da Caravana foi encerrada.

Concluída a apresentação, as professoras citadas falaram à Caravana sobre a atividade Chá Literário, realizada anualmente pela escola, em que ocorre a culminância dos estudos literários  feitos nas aulas de Português.

Após isto, a Prof.ª Márcia Maria dos Santos conduziu os membros da Caravana para conhecerem o pátio, a secretaria e a biblioteca da escola e apresentou-os à pedagoga Simone Soares.

Em seguida, os membros da Caravana despediram-se e externaram seu desejo de futuramente retornarem para outra apresentação na escola.

ASSESSORIA

Nenhum comentário