Relembre a matéria do Jornal “A Cidade” publicada na edição 15 a 31 de julho de 2007

JORNAL A CIDADE – 15 a 31 de julho de 2007 – Caderno Cidades
Que as crianças, em épocas de recesso escolar, carecem de atividades instrutivas e saudáveis, isso é inegável. Um projeto como o do V Festival de Férias de Goiana, que aconteceu de 16 a 20 de julho, no Sesi, deve ser encarado como algo a ser bem explorado, pois são muitos os benefícios que o programa pode vir a dar, isto claro, quando se trabalha de forma séria e responsável.
Além das muitas brincadeiras, jogos e apresentações artísticas, também aconteceram vinte oficinas pedagógicas, que ensinaram aos alunos da rede municipal de ensino de Goiana, atividades como a capoeira, o arranjo de flores, a dança, o canto, entre outras. Segundo os organizadores cerca de novecentos estudantes participaram do projeto, segundo os organizadores.
De acordo com Aldo Filho, de 21 anos, que participou da oficina de Pintura em Tecido, as atividades oferecidas durante o Festival tem grande importância para a juventude, “achei maravilhoso participar da oficina. Só acho que o projeto deveria acontecer mais vezes para incentivar o jovem a se ocupar com alguma coisa produtiva”.
A Secretaria de Educação de Goiana, no entanto, falhou ao não divulgar maciçamente as apresentações artísticas durante os horários noturnos, o que fez com que pouquíssimas pessoas fossem prestigiar alguns artistas locais, pelo simples motivo de não saberem que haveria apresentações na parte da noite.
Para a secretária de Educação do município, Rosemary Viégas, a continuidade desse projeto – , que vem de governos passados – , pela atual gestão é devido ao grande volume de pedidos da população. “Quando Henrique Fenelon assumiu a prefeitura as pessoas pediram que ele desse continuidade a esse festival. Porém, dando um perfil diferente. Nas outras vezes as apresentações, que aconteciam na rua, eram apenas artísticas e culturais. Hoje nós transformamos o Sesi em uma grande colônia de férias”, disse Rosemary muito entusiasmada.
Contudo, vale lembrar que no encerramento do V Festival de Férias de Goiana, algumas atrações locais foram prejudicadas e não puderam se apresentar devido à falha de planejamento prévio dos organizadores com os horários. E, temos que lamentar, e muito, a total falta de sensibilidade dos responsáveis ao deixar que crianças fizessem coreografias sensuais, ao som de músicas de duplo sentido e gosto duvidoso.

Nenhum comentário