JORNAL A CIDADE – 16 a 31 de Outubro de 2007
Caderno de Cultura – Sessão Alto Falante – Luiz Duarte
Parece haver uma disposição do governo federal para incentivar a cultura no Brasil. O Ministério da Cultura anunciou a liberação de R$ 4,7 bilhões para o setor até 2010, através do projeto Mais Cultura, que prevê o aumento de 20 mil pontos de cultura, além de anunciar bibliotecas em mais de 600 municípios.
Segundo os números revelados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, os municípios investem mais em cultura do que o governo federal. O que resta saber é se junto com esse pacote cultural vem a desburocratização na elaboração e aprovação dos projetos – que nos moldes atuais exclui os produtores dos pequenos municípios em razão do alto nível técnico exigido pelos órgãos além da desnecessária relação política, que perpetua as indicações segundo os interesses dos gestores.
O governo do Estado também demonstra a intenção de interiorizar as ações culturais. Na região da Zona da Mata, por exemplo, estão sendo trazidos novos projetos e alguns mais antigos estão recebendo apoio, como o Tipóia Festival e o Canavial Festival de Música.
Talvez seja só impressão, mas caso esse quadro se concretize, é de suma importância a capacitação dos produtores locais, para que projetos como o Encontro de Caboclinhos que através da sua associação busca recurso, aconteça, ou o Alafiá que apesar de 04 anos de resistência, enfrenta sérias dificuldades financeiras.
A demanda cultural está definida, resta agora os agentes culturais da região entrarem na briga por esses recursos.
Nenhum comentário