Agora, toda quinta terá o #TBTACIDADE, mostrando as matérias sobre o que acontecia no cenário musical e cultural de antigamente aqui em Goiana.
Por Guilherme Souza
O Movimento MATA Goiana já é conhecido pela sua premissa de resgatar o passado musical da cidade, bem como agregar força no reconhecimento dos nossos artistas contemporâneos, e assim, fomentar nossa cultura para que ela continue tendo espaço para dar frutos.
Uma das maneiras de se conseguir tal feito, é justamente entendendo nosso passado para não repetir os mesmos erros e analisar o contexto sociocultural de anos atrás. Quais eram as problemáticas que a classe artística enfrentava há pouco mais de dez anos?
Foi por causa desse questionamento que conseguimos alguns arquivos do extinto jornal goianense “A Cidade”, com seu ex-diretor geral Márcio Gadelha, mais precisamente os cadernos de cultura, que, na sessão “Alto falante”, sempre trazia a opinião realista e reflexiva do saudoso músico Luiz Duarte, a respeito do panorama cultural do munícipio, além de outras matérias.
Através desses arquivos que iremos disponibilizar no nosso site, qualquer um que tiver interesse poderá conhecer um pouco mais do nosso passado e perceber que, se alguns problemas ainda persistem, como a falta de incentivo cultural por parte de gestores, órgãos e instituições municipais, hoje temos meios de contornar tais problemáticas de forma mais efetiva e madura com a ajuda de novas ferramentas e através da união e organização dos artistas e fazedores de cultura goianense, que acaba por se estender para além da cidade, quando se percebe que fazemos parte da efervescente Zona da Mata Norte Pernambucana.
Massa o trabalho do MATA !!
Comentário por Márcio Gadêlha em junho 25, 2020 as 3:21 pm